O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro, data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde. Foi nessa data que nasceu Frederick Banting, médico canadense que conseguiu extrair insulina de pâncreas de cachorro e assim poder tratar pacientes que tinham diabetes tipo 1.
Nesse tipo de diabetes a secreção de insulina é nula e até essa descoberta todos os pacientes assim acometidos morriam precocemente. O primeiro paciente a receber insulina como tratamento foi um menino canadense de nome Leonard Thompson no dia 14 de janeiro de 1922. Assim em 2021 celebramos os 100 anos da descoberta da insulina e no início de 2022 os 100 anos do primeiro ser humano tratado com insulina.
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no nosso sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar. Um paciente com diabetes mau tratado, ou seja, quando mantém elevado os níveis de açúcar no sangue, pode evoluir com complicações graves.
Assim, no mundo todo, nesse mês e particularmente o dia 14 de novembro é dedicado à conscientização sobre como diagnosticar e tratar adequadamente a doença para que seus portadores possam ver uma vida produtiva e sem as complicações da doença.
Prof. Dr. Marcos Antonio Tambascia
Endocrinologista
Assessor Médico do Laboratório Franceschi