Entenda a anemia ferropriva e conheça as formas de diagnóstico da doença
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada Anemia Ferropriva, causada pela deficiência de ferro no organismo, é responsável por cerca de 90% das anemias no mundo. Atingindo, principalmente, lactentes, crianças, adolescentes e gestantes. Aparecendo também como doença secundária de outras patologias.
A anemia é a condição na qual o nível de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12 e/ou proteínas. Essas deficiências podem ter inúmeras causas que serão investigadas pelo médico.
A hematologista pediátrica Mariella Chequi Della Piazza, assessora médica do Laboratório Franceschi, explica que 2/3 do ferro existente no corpo humano são encontrados justamente na molécula de hemoglobina. Por este motivo, a deficiência de ferro é uma das principais causas de anemia.
Fadiga, falta de ar, fraqueza, tontura e palidez são os sintomas mais comuns. Porém, a Anemia Ferropriva também pode causar um desejo anormal de ingerir substâncias como gelo, barro e tinta. Em casos mais graves, glossite (inflamação na língua), queilose (afecção dos lábios e dos ângulos da boca), coiloníquia (unhas côncavas) e, raramente, disfagia (dificuldade de deglutição) ocasionada pela síndrome de Plummer-Vinson.
Diagnóstico
A deficiência de ferro no organismo passa por três estágios. O primeiro é chamado de depleção de ferro, que ocorre quando a oferta é incapaz de suprir as necessidades. O resultado disso é a redução dos depósitos do organismo, revelados através da baixa de ferritina.
Quando a ferritina continua baixa por determinado tempo, a pessoa entra no segundo estágio de deficiência, caracterizado pela diminuição do ferro sérico, saturação da transferrina abaixo de 16% e elevação da protoporfirina eitrocitária livre. O terceiro estágio é a Anemia Ferropriva.
Na maioria das vezes, as anemias são primeiro diagnosticadas através do exame de Hemograma e depois é feito a investigação clínica para descobrir qual é a substância que está em falta.
No Laboratório Franceschi disponibilizamos de todos os exames necessários para o diagnóstico da anemia ferropriva, são eles Ferritina, Fe Sérico, Nível de Saturação da Transferrina (ST), Hemoglobina e Capacidade Total de Ligação do Ferro (CTLF).